Prefeitura do Rio recolhe população de rua acompanhada de Caveirão

Na última terça-feira (19), cerca de 100 pessoas em situação de rua foram recolhidas na Avenida Brasil por funcionários da prefeitura, acompanhados pelas polícias civil e militar, além de um veículo blindado do BOPE. Entre as pessoas estariam cinco crianças e adolescentes, além de uma mulher grávida e um deficiente físico. Todas teriam sido transportadas para um posto avançado da 21ª Delegacia de Polícia de Bonsucesso, para identificação.

No mesmo dia, o mandato do vereador Renato Cinco, acompanhando o Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, visitou os Centros de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua Taiguara e Adhemar Ferreira. Nenhuma pessoa advinda da operação na Maré estava nesses locais. Segundo um funcionário municipal presente no Centro Adhemar Ferreira, a operação foi comandada pela Secretaria de Segurança Pública do estado. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social do município teria apenas acompanhado.

Também enviamos ofícios para o secretário municipal de Desenvolvimento Social e vice-prefeito, Adilson Pires, para o comando do 22º Batalhão da Polícia Militar e para a 21ª Delegacia de Polícia, requerendo informações sobre o paradeiro das pessoas recolhidas durante a operação. No entanto, não há informações precisas sobre as pessoas recolhidas em nenhum local.

O mandato do vereador Renato Cinco é totalmente contrário à política de recolhimento forçado de pessoas em situação de rua e permanece denunciando o uso do discurso de combate às drogas como desculpa para o higienismo social e a criminalização dos pobres, dentro de um modelo de cidade excludente. Combatendo esse modelo, o mandato também continuará usando todas as ferramentas políticas e institucionais para fiscalizar a atuação do governo Eduardo Paes e garantir o respeito aos direitos humanos de todos, sendo ou não usuários de drogas.

Fonte: Renato Cinco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s